Roberto Policiano

8 de out. de 2007

Classificados

Nas próxima semanas postarei algumas trovas. Mas o que é uma trova? A trova pode ser literária ou popular. É feitaa de uma quadra apenas, com cada verso contendo sete sílabas poéticas, ou seja, uma redondilha maior. Se for uma trova literária a rima é abab, ou seja o primeiro verso rima com o terceiro e o segundo com o quarto. Já a trova popular a rima pode ser xbxb, quer dizer, só há rima entre o segundo e o quarto verso. Minha primeira trova foi feita à cerca de um ano. Minha intenção era fazer um soneto, mas só consegui montar uma quadra. Recentemente descobri que havia produzido uma trova popular. É com ela que iniciou essa nova etapa do blog.
Abraços
Roberto Policiano

CLASSIFICADOS


Procuro um coração que,
na alegria ou na agonia,
pulse junto com o meu
numa fina sintonia.

Roberto Policiano

2 Comments:

At 7:13 PM, Anonymous Anônimo said...

A quadra também pode ter rima emparelhada - aabb - ainda que a mais comum seja, efectivamente, a de rima cruzada - abab.
Quando alguém participa num concurso de quadras populares - aqui, temos os famosos concursos de quadras S. Joaninas - não pode, realmente, esquecer o pormenor das sete sílabas métricas; caso contrário... é desclassificado. As quadras dos sonetos - bem como os tercetos - são diferentes já que determinam o uso de dez sílabas métricas.
A propósito do soneto, recordo uma pergunta hilariante de um aluno - prof, temos de fazer um soneto em verso? Rindo, respondi - se preferires e conseguires, podes fazer um soneto em prosa... :)

Uma bela semana!

 
At 6:50 PM, Anonymous Anônimo said...

Digoeu, Obrigado pelo esclarecimento. É vivendo e aprendendo.
Abraços

 

Postar um comentário

<< Home